- NAS CONTAGENS.
- Quantos anos você têm?
- Qual o horário que você levanta?
- Que horário você vai à escola?
- Quantos alunos há em sua sala de aula?
- NAS ORDENAÇÕES.
- Qual a colocação de quem chega a frente de todos competidores?
- Medalha de prata em uma olimpiada representa que colocação?
- Se você reside em Edificio (prédio), qual o andar que mora?
- NOS CÓDIGOS.
- Qual o número de sua casa? de seu prédio? de seu apartamento?
- Qual o número do CEP de sua residência?
- Qual o número do DDD de sua cidade?
- Qual o número que devemos utilizar para solicitar serviço da Polícia Militar?
Tudo lembra números.
Masssssssssss como começou esse "tal número" né?
Há milhares de anos, o ser humano já contava pequenas quantidades: os animais que caçava, os objetos que fazia, as mudanças de lua que observava para medir o tempo.
Massssssss o que utilizava para contar se ainda não existiam os símbolos? Usava os dedos da mão, pedrinhas, etc.
Masssss até hoje muitas crianças utilizam esses métodos. Posso condená-las? Não. O que importa que aprendam. Seja de uma forma "à moda antiga", ou não.
Passamos pelos sistemas egípcios, maias, romanos (até hoje utilizados) até chegarmos aos indo-arábicos.



SISTEMA DE NUMERAÇÃO ROMANO
Há cerca de vinte séculos, os romanos utilizavam letras máiúsculas, como símbolos, para representar os números:

I II III IV V VI VII VIII IX X L C D M
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 50 100 500 1000
Ainda hoje utilizamos a numeração romana. Por exemplo, em alguns relógios, em alguns livros para indicar capítulos, em nome de papas, etc.
COMO DESCOBRIR QUAL É O NÚMERO ESCRITO NA NUMERAÇÃO ROMANA?
Siga algumas regras:
- devemos somar seus valores quando os símbolos são iguais;
II = 1+1 = 2 XX = 10+10 = 20
- devemos somar seus valores quando os símbolos da esquerda são maiores que os da direita;
XVII = 10+5+2 = 17 CLXI = 100+50+10+1 = 161
- devemos subtrair seus valores quando um símbolo da esquerda é menor que o da direita;
CIX: C = 100; IX= 9 (10-1), logo: 100+9=109


Nenhum comentário:
Postar um comentário